FacebookPixel
Geral

Missão remodelar a cozinha sem obras: como gastar pouco

Truques para renovar a cozinha: sem obras, sem gastar muito dinheiro e sem dores de cabeça.
28 abr 2023 min de leitura

Remodelar a casa – seja qual for divisão – é um processo um tanto incómodo e complexo. Por isso, é importante estar atento a ideias que não exijam grandes obras ou muitos gastos. O orçamento é sempre um dos elementos a ter em conta, quer se apliquem ou não grandes alterações, pelo que é também fundamental que a remodelação da cozinha, por exemplo, se ajuste aos limites económicos definidos. Como renovar a cozinha sem obras e sem gastar muito dinheiro? Algumas dicas.

Como remodelar a cozinha sem obras

Apostar num belo pavimento vinílico

O uso de pavimentos vinílicos remonta à década de 1950, embora tenha sido somente na década de 1970 que se tornou mais conhecido. A superfície dos pavimentos vinílicos é revestida com tecido têxtil ou papel decorativo que simula o aspeto da pedra natural ou da madeira, conferindo ao ambiente a naturalidade e sofisticação que se deseja.

Entre as vantagens deste tipo de pavimento destacamos a sua longa durabilidade: devido à sua composição é mais duradouro e resistente a fissuras, fraturas por pressão ou impacto, do que outros materiais muito mais frágeis. Outro benefício é que é fácil de instalar e funciona bem em áreas com alta humidade. Além disso, é fácil de limpar. As características incluem impermeabilização, calor, antiderrapante e múltiplas opções de design.

renovar a cozinha
Pexels

Dar uma nova cor aos móveis da cozinha

Pode ser interessante mudar a cor dos móveis da cozinha e fugir do comum para dar um toque único e pessoal. Podes escolher a cor que mais gostas ou que achas que vai combinar melhor com a estrutura e disposição do espaço. Azuis, amarelos, violetas ou vermelhos, entre outras opções, podem ser alternativas disponíveis. Isso, aliado à integração de eletrodomésticos, pode gerar uma sensação de ambiente organizado, simples e elegante.

cozinhas
Pexels

Colocar prateleiras novas e úteis

Uma tendência muito atual é deixar os móveis altos que chegam até o teto e colocar prateleiras que fiquem visíveis, para dar uma visão mais natural e simples da cozinha. As prateleiras podem conter desde especiarias e temperos até alimentos frescos, como frutas.

Pode parecer difícil que essas prateleiras sejam devidamente integradas colocando-as à vista, por isso é importante escolher materiais naturais e simples que recriem, por exemplo, elementos de cerâmica feitos à mão ou peças de madeira.

decorar a cozinha
Pexels

Madeira na nova cozinha: um clássico

Outra tendência que se impôs é o retorno aos elementos naturais, como a madeira. Sustentabilidade e natureza nunca saem de moda, por isso pode ser uma boa alternativa usar a madeira em combinação com alguma cor para dar um toque natural e simples, além de elegante à cozinha.

Podes escolher imitações de madeira, claras ou escuras, com elementos pretos ou brancos em móveis, inclusive introduzindo prateleiras e bancadas neste material.

prateleiras cozinhas
Pexels

Melhora a luz natural

iluminação é um elemento fundamental em qualquer divisão das casas, por isso, também nas cozinhas, deve receber o destaque que merece. O melhor é valorizar a luz natural: mantenha as janelas desobstruídas para deixar a luz entrar e usar abajures e quebra-luzes quando necessário.

reformar a cozinha
Pexels

Deves escolher o tom de luz de acordo com o que desejas transmitir na cozinha:

  • Tons quentes: oferece iluminação semelhante à cor âmbar e costuma ser utilizada para ambientes íntimos que favorecem o descanso;
  • Tons neutros ou brancos: não altera a perceção das cores e é o mais indicado para imitar a luz natural;
  • Tons frios: possui um tom azulado típico de luz fluorescente. Este tipo de luz pode ser útil em espaços muito escuros, criando um ambiente estimulante e reavivando as cores.
  • Diferentes tonalidades: usa luz fria em espaços onde é necessária mais visibilidade, como bancadas ou lavatórios, e luzes neutras para o resto dos espaços.
Fonte: Idealista
Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.