FacebookPixel
Geral

Casas em contentores: versatilidade e rapidez de execução

Encontrar a casa certa pode ser uma verdadeira dor de cabeça, mas... e se for à medida, barata e rápida de construir?
05 ago 2022 min de leitura

Cimento, tijolo, betão, pladur, madeira. Todos estes nomes remetem-te para a construção de uma casa certo? Mas e se te dissermos que estamos a falar de um contentor? Isso mesmo, aqueles contentores gigantes que se vê nos portos marítimos.

Uma forma de ajudar o ambiente ao oferecer uma alternativa mais ecológica à construção de uma casa de raiz, as casas com contentores apresentam-se como a nova aposta do mercado de habitação. E quem dá garantias desta tendência são os sócios Adriano Campos e Filipe Queirós, da Contentores Casas, em declarações ao idealista/news.

Os elevados preços das casas para comprar, a falta de oferta de casas à venda face à alta procura, a subida do custo de vida devido à alta inflação, o aumento das taxas de juros, o teletrabalho, a par de outros fatores, ajudam a explicar a nova moda, que arrancou lá fora e está em Portugal agora a dar que falar.

No entanto, apesar da habitação ser o grande novo foco, este é um negócio que se tem vindo a desdobrar em vários sentidos. Segundo a empresa, os pedidos para transformar contentores em outros usos variam entre:

  • habitações próprias;
  • Turismo;
  • piscinas;
  • spas;
  • venda de produtos;
  • escritórios.

"Estamos numa fase de grande procura, sabemos que este tipo de construção se encontra mais desenvolvida no estrangeiro, contudo caminhamos a passos largos para nos equipararmos aos valores lá de fora"

Casas em contentores: uma forma de sustentabilidade

A ideia base deste conceito de casas pré-fabricas é a sustentabilidade. Ao reutilizar um contentor marítimo que já não serve para o seu propósito inicial, a pegada ecológica no ambiente diminui porque existe menos consumo de outros produtos.

No entanto, deves ficar com uma nota: a sustentabilidade não é a 100% (apesar de ser elevada). Terá tudo a ver com a personalização que se peça e o ajuste que se faça ao produto base. A origem do contentor, o trabalho de adaptação em função do estado em que se encontra, e de como se resolve a questão do desempenho térmico, são fatores importantes.

 

Casa Contentores Água
Há países onde as casas são feitas inteiramente com contentores e com design que se distancia do que muitos associam a uma casa / Unsplash

Optar por uma casa pré-fabricada em contentor pode até ser sinónimo de, literalmente, “andar com a casa as costas”. Quando procurámos saber porque é que as pessoas optam por este conceito em vez de uma habitação normal, Adriano Campos e Filipe Queirós afirmam que a constante mudança é um fator importante.

 

 "A possibilidade de serem amovíveis ajuda na aquisição deste imóveis, dada a facilidade de transporte dos mesmos para outro local. Vivemos numa era de constante mudança e nunca foi tão fácil transportar uma casa"

Vantagens de uma casa contentor

Os que gostam de linhas específicas de desenho arquitetónico poderão não gostar das casas contentores, mas as vantagens vão além da estética. Uma casa contentor destaca-se por ser mais barata e mais rápida de construir – algo que nos dias de hoje não se encontra assim tão facilmente.

 

Contentores Casas Fachada
Exemplos reais da Contentores Casas / ContentoresCasas.PT

preço por metros quadrado (m2) é consideravelmente mais baixo que uma construção tradicional, e a sua construção pode durar apenas semanas, em vez de meses ou até mesmo anos, como pode acontecer numa construção tradicional/normal.

 

Modelos e preços

Em média, o preço de um contentor de 40 pes, de cerca de 30 m2 e com chave na mão (ou seja, todos os materiais e acabamentos escolhidos), é desde os 26.900 euros. Mas, para a equipa da Contentores Casas tem tudo a ver com personalização. "Tudo o que se altere em qualidade dos matérias é renegociado caso a caso após uma visita à Casa Modelo em Penafiel nas nossas instalações. Fazemos por conhecer o cliente e perceber as suas exigências pessoalmente".

 

Contentores Casas Interior
Exemplos reais da Contentores Casas / ContentoresCasas.PT

Os próprios projetos, ainda que condicionados ao desenho do contentor, são de facto adaptados sempre que necessário. As tipologias mais comuns são modelos T1, T2 Standard e T2 Plus, mas as casas contentores podem ser maiores do que isso. Tudo é feito à medida e tendo em conta as características dos terrenos e gostos do cliente.

 

"Todos os clientes têm gostos diferentes e enquadramo-nos no sentido de corresponder ao máximo das suas expectativas"

Licenciamento para casas contentores

Como numa habitação normal, as casas contentores têm de ser submetidas às leis. Em Portugal, já há locais que aprovam a implementação deste tipo de construção, no entanto as regras podem mudar entre zonas.

 

Contentores Casas Interior
Exemplos reais da Contentores Casas / ContentoresCasas.PT

Antes de comprar um terreno para uma casa pré-fabricada contentor é importante que te informes na Câmara Municipal se tens viabilidade para o projeto. Nada seria pior que comprares o terreno e depois não conseguires fazer a casa dos teus sonhos.

Se queres construir a tua própria casa, poupar e ainda ser original, pensa em contentores pré-fabricados. E sim, estas são casas completas, com casas de banho funcionais e cozinhas, além de que são casas bonitas, eficientes e super confortáveis.

Fonte: Idealista

Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.