FacebookPixel
Geral

Painéis solares de autoconsumo: para varandas, paredes e sem obras

São portáteis, leves e flexíveis, e não requerem instalação. Podem ser pendurados em varandas toldos ou paredes
01 jul 2022 min de leitura

O interesse pelo autoconsumo e produção própria de energia continua a crescer, impulsionado pelo aumento dos preços da energia e pela crescente consciência do desafio climático que a humanidade enfrenta. A pensar nisso, duas empresas espanholas querem revolucionar o mercado com painéis solares de autoconsumo que permitem a geração e consumo da energia solar produzida, mesmo sem telhado. A solução ideal para quem vive num apartamento, por exemplo.

A tecnologia fotovoltaica, que produz energia elétrica a partir do sol, é uma das tecnologias mais maduras, eficientes, limpas e económicas que existem. A Tornasol Energy é uma empresa espanhola que fabrica painéis solares flexíveis e leves que não necessitam de instalação: vêm com anéis através dos quais passam cintas e permitem que sejam pendurados em varandas, toldos ou paredes.

painéis solares
Tornasol

É ideal para quem está numa casa arrendada, por exemplo, pois podem ser colocados na varanda, terraço ou toldos sem fazer furos na parede. O cabo é colocado em qualquer tomada, para que a energia seja injetada na rede doméstica. E os kits de tornasol são entregues já montados e prontos a usar. E poderás levá-los contigo quando o contrato terminar ou mudares de casa.

Autoconsumo remoto, uma nova alternativa para economizar energia

Não seria maravilhoso viver na Galiza, mas ter os painéis em Cáceres, um lugar onde o sol sempre brilha e a produção de energia solar é maximizada? Esta é a proposta da SolarPack, uma das empresas pioneiras em Espanha no desenvolvimento e geração de energia solar fotovoltaica, e que criou a click&go.

É uma solução de autoconsumo solar remoto em que o cliente adquire painéis solares que, sem estarem no telhado, mas num local remoto e óptimo para a geração solar, permitem-lhe gerar a sua própria energia e também obter uma poupança considerável na fatura. Uma solução que permite que qualquer consumidor de eletricidade do mercado espanhol se torne um prossumidor, de uma forma muito simples e 100% digital.

Como funciona o autoconsumo remoto do SolarPack click&go?

Os painéis estão localizados num parque solar construído e controlado pela SolarParck. Nesta primeira fase, trata-se de um parque em Tejeda de Tiétar recentemente ligado à rede nacional de distribuição de energia.

O cliente contrata nestes parques um número de painéis, o que se traduz numa Reserva de Capacidade de Geração, que lhe confere o direito a toda a energia produzida pelos referidos painéis, ao longo da sua vida útil (30 anos).

A energia produzida pelos painéis desloca-se até ao local do cliente através da rede, pelo que o fornecimento de energia elétrica é sempre garantido e com energia 100% renovável.

Quando a produção de energia dos painéis contratados pelo cliente não é suficiente para cobrir as suas necessidades de consumo (por exemplo, à noite), a SolarPack Energy gere as Garantias de Origem de outros produtores renováveis ​​para esse consumo adicional.

Da mesma forma, quando a produção excede o consumo, o cliente recebe um benefício económico pela descarga dessa energia excedente na rede.

SolarPack
SolarPack

Fonte: Idealista
Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.