FacebookPixel
Geral

HABITAÇÃO MANTÉM TENDÊNCIA DE VALORIZAÇÃO

A habitação mantém a tendência de valorização apesar da contração nas vendas, aponta a Conjuntura da Construção da AICCOPN.
07 jul 2023 min de leitura

Nos primeiros três meses do ano, o Índice de Preços da Habitação registou um crescimento de 8,7%, em termos homólogos, e de 1,3%, face ao 4º trimestre de 2022, de acordo com a informação divulgada pelo INE. São os dados divulgados pela Conjuntura da Construção da AICCOPN.

No primeiro trimestre, foram transacionados 34.493 alojamentos, num montante global de 6.857 milhões de euros, valores que traduzem um decréscimo de 20,8% em número e de 15,2% em valor, face ao trimestre homólogo do ano passado.

Relativamente ao licenciamento municipal, nos primeiros quatro meses deste ano, verifica-se uma quebra de 12,2%, em termos homólogos, no total de licenças emitidas para obras de edificação e reabilitação. No entanto, ao nível do licenciamento de fogos em construção nova, que totalizaram 11.063, apurou-se, até abril, um aumento de 4,5%, face aos 10.589 licenciados em igual período do ano passado.

No que diz respeito ao montante do novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras, até ao mês de abril, totalizou 5.802 milhões de euros, valor que corresponde a um aumento de 5,8%, em termos homólogos.

Em termos de stock de crédito de empresas de construção detido pelas instituições financeiras, no mês de maio, registou-se uma contração de 5,9%, face ao mesmo mês de 2022. Já no mercado das obras públicas, nos primeiros cinco meses de 2023, observou-se um crescimento significativo nos principais indicadores.

O volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos observou um expressivo aumento de 78,3%, em termos homólogos acumulados, e o total dos contratos de empreitadas de obras públicas, celebrados neste período, e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de junho, registou um acréscimo de 46,9%, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

Fonte: (Re)Portugal

Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.