FacebookPixel
Geral

Apoios à habitação: candidaturas ao 1º Direito até 31 de março 2024

"Novas condições de acesso por parte das entidades beneficiárias" visam "uma maior celeridade na execução das verbas previstas".
14 jul 2023 min de leitura

As candidaturas ao 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação têm de entrar até 31 de março de 2024, anunciou esta quinta-feira (13 de julho de 2023) o Ministério da Habitação. “O Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do PRR (1º Direito) tem agora novas condições de acesso por parte das entidades beneficiárias, visando uma maior celeridade na execução das verbas previstas para este plano”, lê-se na nota enviada às redações. 

O ministério tutelado por Marina Gonçalves adianta que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) “publicou esta semana um novo aviso, onde se fixa a data de 31 de março de 2024 para apresentação de candidaturas [ao 1º Direito] por parte das entidades (autarquias, empresas municipais, instituições particulares de solidariedade social ou misericórdias e beneficiários diretos)”. 

O que muda no 1º Direito?

“Entre as alterações agora publicadas consta ainda a possibilidade de adiantar 25% do financiamento das despesas elegíveis após celebração de contrato”, lê-se no documento.

Segundo o Ministério da Habitação, “há ainda um alargamento dos requisitos de eficiência energética e de necessidades de energia primária, que passam a contemplar operações de reabilitação também nas partes comuns de edifícios”.

As alterações ao 1º Direito constam no Aviso de Publicitação n.º 01/CO2-i01/2021 referente ao investimento RE-C02-i01 – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do PRR e podem ser consultadas na integra no Portal da Habitação.

Em causa está um programa que tem uma dotação total de 1.187 milhões de euros, havendo uma meta estabelecida: entregar 26.000 habitações. O horizonte temporal do programa tem início a 1 de fevereiro de 2020 e termo em 30 de junho de 2026, com submissão das candidaturas até 31 de março de 2024.

O 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada – podes saber tudo sobre este programa neste guia do idealista/news.

​​​​​​​Fonte: Idealista
Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.