FacebookPixel

Avaliação bancária das casas sobe sem parar há mais de um ano

Os bancos estão a valorizar cada vez mais as casas em Portugal. A avaliação bancária média nacional chegou aos 1.171 euros por metro quadrado (m2) no passado mês de abril, sendo este o valor mais alto desde o início de 2011 - quando o Instituto Nacional de Estatística (INE) começou a compilar estes dados. Há 13 meses...
29 mai 2018 min de leitura

"O valor médio de avaliação bancária foi 1.171 euros em abril, quatro euros superior ao observado em março", refere o INE em comunicado, divulgado hoje.

Este valor representa uma subida média de 0,3% face ao mês anterior e de 5,5% em relação a abril do ano passado. Nos apartamentos, a avaliação bancária valorizou em mais seis euros por m2, chegando aos para 1.224 euros. Já nas moradias caiu três euros para 1.074 euros por m2.

Casas nas Ilhas com mais valor

As maiores subidas, no conjunto de todas as tipologias, aconteceram Região Autónoma dos Açores e na Região Autónoma da Madeira, com crescimentos de 2% e de 1,9%, respetivamente. Por outro lado, as únicas quedas registaram-se em Portugal Continental, no Centro (-0,4%) e no Norte (-0,3%).

Quanto aos apartamentos, o valor médio de avaliação bancária atingiu os 1.224 euros por metro quadrado. Nesta tipologia, é no Algarve que se regista o valor mais elevado, de 1.478 euros por metro quadrado, sendo que o mais baixo foi no Alentejo, de 965 euros por metro quadrado.

Já relativamente às moradias, em abril, a média da avaliação bancária atingiu os 1.074 euros por metro quadrado, estando os valores mais elevados na Área Metropolitana de Lisboa (1.452 euros por metro quadrado) e no Algarve (1.426 euros por metro quadrado) e o mais baixo no Centro (928 euros por metro quadrado).

Fonte: idealista

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.