FacebookPixel

Portugueses compram ou arrendam mais habitação na pandemia?

Dados do INE mostram que Portugal continua a ser um país de proprietários.
30 out 2020 min de leitura
Portugal continua a ser um país de proprietários. Em 2011 – ano em que foram realizados os últimos censos –,  este regime de ocupação representava 72% dos alojamentos familiares clássicos ocupados, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). E a tendência parece manter-se inalterada. No segundo trimestre de 2020, considerando o conjunto dos 12 meses anteriores, foram efetuadas 3,5 transações por 100 alojamentos clássicos, enquanto foram celebrados apenas 1,2 novos contratos de arrendamento por 100 alojamentos.

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) é a região que regista um maior dinamismo em ambos os mercados: por cada 100 alojamentos clássicos foram transacionados 4 e celebrados 1,6 novos contratos de arrendamento, indica o instituto de estatísticas público. Pelo contrário, a Região Autónoma da Madeira apresentou a dinâmica mais reduzida no mercado de aquisição e de arrendamento. Em 100 alojamentos clássicos, 2,3 foram transacionados, e celebrados 0,9 novos contratos de arrendamento.


Rendas estão sobrevalorizadas, diz INE

O INE compara ainda os valores praticados nos mercados de arrendamento e de aquisição ao nível local, apontando “indícios de sobrevalorização relativa” dos valores de arrendamento, face aos valores dos preços da habitação, tanto na maioria dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa – salientando-se a exceção do município de Lisboa –, como na maioria dos municípios da Área Metropolitana do Porto. E, de uma forma geral, nos municípios com mais de 100 mil habitantes. Já na generalidade dos municípios do Algarve verifica-se o contrário, isto é, uma subvalorização relativa das rendas.



Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.