FacebookPixel
Geral

Ar condicionado procura-se: só existe em 21% das casas para comprar ou arrendar em Portugal

Faro, Viseu e Braga são as cidades que possuem mais casas climatizadas em Portugal, diz estudo do idealista.
16 jul 2021 min de leitura

Estamos em pleno verão de 2021 e com uma vaga de calor à espreita já este fim de semana, as preocupações para deixar a casa fresca começam a instalar-se. Ter um ar condicionado em casa é uma solução para muitos. Mas na hora de procurar casa, não será tarefa fácil encontrar uma com este sistema instalado. Isto porque apenas 21% das casas para comprar ou arrendar em Portugal têm sistema de ar condicionado, segundo conclui um estudo publicado pelo idealista.

Neste estudo foram analisadas a pente fino mais de 300 mil casas à venda e em arrendamento anunciadas na base de dados do idealista a 12 de julho de 2021. E os resultados são surpreendentes. O interior alentejano é o que mais sofre com as vagas de calor, mas não é onde há mais casas com ar condicionado. A cidade onde foram detetadas mais casas com este sistema é mesmo Faro, onde 41% das habitações à venda ou para arrendar têm ar condicionado.

 

Entre as cidades que possuem mais casas com este sistema instalado estão: Viseu (38%), Braga (33%), Aveiro (26%), Lisboa (25%) e Coimbra (20%). No Porto só 19% dos imóveis anunciados para venda e arrendamento têm ar condicionado, menos que a média nacional (21%).

Já a cidade portuguesa que tem menos casas com ar condicionado é mesmo a Guarda, onde apenas 1% da oferta anunciada possui este sistema. Bragança (4%) e Vila Real (5%) estão também entre as cidades que têm menos oferta de habitação com ar condicionado. Em Beja, Portalegre e Évora – onde as temperaturas vão escalar este fim de semana – maior parte das casas no mercado não está preparada para enfrentar o calor.

Há diferenças entre venda e arrendamento

No parque habitacional português a diferença entre as casas climatizadas à venda e para arrendar é significativa e são as casas à venda que levam vantagem. Das casas disponíveis para comprar, 21% conta com esta comodidade, enquanto as casas que se encontram para arrendar apenas 19% têm ar condicionado.

 

Por cidades, 26% das casas para comprar em Lisboa dispõem de ar condicionado, já para arrendar estas apenas representam 21% do total. O mesmo acontece em Braga (venda: 35%; arrendamento: 18%), Coimbra (venda: 22%; arrendamento: 7%), Faro (venda: 42%; arrendamento: 28%), Viseu (venda: 39%; arrendamento: 29%) e Aveiro (venda: 26%; arrendamento 16%). Já no Porto existe a mesma percentagem de habitação climatizada, tanto para comprar como para arrendar, 19%.

Por outro lado, apenas 15% das casas que se vendem em Évora dispõem de sistema de climatização, enquanto para arrendar, 27% contam com este extra. No Funchal a situação é idêntica: existem mais casas para arrendar com ar condicionado (19%) do que para comprar (12%).

Em Beja, Guarda e Portalegre, nenhuma das casas que se encontram para arrendar têm ar condicionado.

Fonte: idealista

Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome  
   
Contacto
 
Mensagem  
 
Código
 
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.